domingo, 9 de janeiro de 2011

Gola com colarinho

Desculpem companheiras de blog, no meu primeiro post do ano nem desejei um feliz 2011 pra vocês, é que eu ando muito ansiosa por causa da escola de corte e costura que estou abrindo e estava louca pra publicar. Vocês viram o folder? Em breve coloco outro pra divulgar mais. Por enquanto não funcionará nem à noite nem nas sextas e sábados. Isso vai me fazer perder umas turminhas, eu sei, mas como já falei antes voltei a estudar. Estou fazendo pós-graduação em Produção de Moda e Styling no Senac, para me informar melhor e enriquecer ainda mais as minhas aulas na escola e as aulas são nos finais de semana.

Bom, voltando ao título desta postagem, aqui está a gola de uma camisa Asig. Uma das coisas mais complicadas de se aprender em costura é montar gola com colarinho. Vou tentar explicar passo a passo esse processo.


Não costumo usar aquelas entretelas prontas para gola, sempre compro por metro a de tecido com cola, geralmente a mais fina, porque o algodão cru já é muito encorpado, senão fica muito grossa. Não aconselho a entretela de papel, é muito fina e depois de um tempo se desintegra com as lavagens.


*Importante : Tenha um ferro só pra colar entretela, pois a cola que às vezes gruda no fundo do ferro pode manchar a roupa.

Antes de colar no tecido, é bom cortar a pontinha pro acabamento ficar melhor. Vire a gola, bata a ferro e faça o pesponto.


Num dos lados do colarinho dobre a borda mais ou menos 0,8cm e faça uma costura de meia sapata, isso facilitará e deixará o acabamento mais limpo

Depois de pronto fica assim. Corte também as pontinhas da entretela na curva do colarinho.

Una as duas partes do colarinho com a gola entre elas, centralizando para que os lugares da casa e do botão fiquem iguais. Você percebe o colarinho de baixo sem a bainha? É a parte que vai ser pregada no decote

Assim que montar a gola passe a ferro para bater as costuras. Com a gola pronta, faça um pique no centro do decote das costas da camisa.

Prenda com alfinetes e costure. Se o tecido for mais fino é melhor alinhavar para dar mais segurança.


Preste atenção ao centralizar os piques da gola e do decote.


Finalize com arremate.


Encaixe a costura dentro da gola com a ajuda da ponta da tesoura, ajustando as costuras internas para que não faça nenhuma dobra.

Alfinete ou alinhave a gola para firmar o tecido. Gosto de começar e terminar o pesponto final pela costura do ombro porque a emenda fica escondida quando dobra a gola. Use como guia a costura de baixo deixando o colarinho bem rente a ela, sem ultrapassar. Isso vai deixar o pesponto bonito com largura igual atrás e na frente.


Gola pronta!


Teste num tecido inferior e não precisa cortar a camisa toda, experimente cortar só as palas das costas e da frente para formar o decote. Só mesmo a prática que vai lhe dar segurança e não desista se ficar torta, desmanche e comece de novo, isso acontece com os melhores profissionais, principalmente se o tecido for seda.




Esse tutorial foi útil pra você?


Agora sim! Desejo a todos de coração um feliz 2011 cheio de saúde, paz e prosperidade!!!!

27 comentários:

  1. Amei, sabe que não tem muito tempo eu penei com golas kkkk, mas agora já em viro bem, mas com suas explicações ficou mais fácil ainda, não é mais um bixo de 7 cabeças.

    Amo seu blog e sou seguidora, pois não posso perder nadinha das maravilhas que tu escreves.

    Bjkas e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Thank you for your master-class! It's very interesting and so useful!

    ResponderExcluir
  3. Amei as explicacoes, realmente a gola é o que eu mais tenho dificuldade.
    Obrigada amiga!!!que dicas legais.
    bjssss sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisa.
    Encontrei teu blog quando estava em busca de moldes de golas. Adorei tuas dicas e ensinamentos sobre costura pois eu sou péssima nesse quisito e sempre encontro muita dificuldade em costurar qualquer coisa. Eu estou em busca de moldes de golas femininas Italiana/Blazer/Smoking/Sport e Redonda, para uso em jalecos. Vc teria alguma dica para me dar de onde posso encontrar os moldes? Obrigado
    Joana

    ResponderExcluir
  5. Olá Gisa,

    Estava fazendo uma pesquisa no google para encontrar um jeito de como fazer gola em camisa social, estou penando um pouco para fazer.... porém para mim é muito gratificante entrar neste teu blog e encontrar praticamente tudo que eu quero e preciso sobre moda.... afinal eu já fiz muita coisa de artesanato do que moda msm .... agora que estou começando com moda... algumas coisinhas né misturo um pouco de tudo .. rsrssr
    Amei a dica.... assim que eu terminar vou tirar foto e postar aqui.... beijos enormeee

    ResponderExcluir
  6. adoorei estou fazendo uma camisa nao conseguia fazer a gola obrigado Deus te abençõe sempre bju...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todas, vou fazer mais tutoriais de gola. Beijos em todas.

    ResponderExcluir
  8. to começando a apreende a montar gola!to tento um pouco de dificudade,mas depois dessa maravilha de explicação vai a me ajudar bastante!bjossss

    ResponderExcluir
  9. Amei, obrigada,tenho costurado a mais de 30 anos,nunca tive uma explicação melhor!!!
    Agora acho que não erro mais.... Que Deus te abençoe,por compartilhar com tanta gente seu talento!!!! bjs...

    ResponderExcluir
  10. Adorei a dica, super simplificado e muito bem explicado.... parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Adorei o tutorial, esta sendo de grande ajuda. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Gigi, minha flor!! você salvou a minha camisa com essas fotos maravilhosas, grandonas. Nem precisei ler o texto. Entendi tudo, tudinho! Já fiz vários colarinhos, mas em TODOS eu padecia, pois sempre fiz do meu jeito. Quis, então, fazer pelo certo porque ensino costura básica e gostaria de incluir camisas, embora essa costura não é básica, mas necessária porque todo mundo usa camisa. Estava com ela pronta, e só faltava costurar o colarinho. Pesquisei em vários lugares, mas mesmo assim ainda faltava porque eu queria ver bem de pertinho como era esse negócio de embutir a última costura.
    Gigi, que Deus lhe abençoe pela generosidade em partilhar. Esse post foi melhor do que muita aula por aí, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. boa tarde Gisa. conheci o teu blog neste momento e já estou apaixonada. comecei a costurar a pouco tempo e não tenho muita prática. tenho um pouco de dificuldade em fazer a gola de camisa mais depois que li estas explicações passo a passo sei que vou tirar de letra. Obrigada por vc passar o teu conhecimento com tanto amor para as pessoas.Deus te abençõe e a tua família. Bjos.

    ResponderExcluir
  14. muito bommmmm adorei

    ResponderExcluir
  15. ótimo, achei oq precisava! obg ♥

    ResponderExcluir
  16. Com certeza ...obrigada pela ajuda!!!!BJSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  17. Obrigada !!! ^^ legal a dica do corte nas pontas da entretela...

    ResponderExcluir
  18. bom de mas agora minha gola vai sai perfeita beijo

    ResponderExcluir
  19. bom de mas agora minha gola vai sai perfeita beijo

    ResponderExcluir
  20. uma dica se o ferro manchar ,limpe passando o ferro no sal grosso ,vai ficar limpo depois so passar um pano seco ...espero q ajude a dica bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosa! De ótima valia sua dica. Abraços.

      Excluir

Costure algumas palavras!